As meias de compressão são importantes aliadas no manejo dos sintomas das varizes.
Meias de Compressão para Varizes – porquê e quando usá-las
Para maior alívio das dores causadas por veias varicosas, as meias de compressão para varizes são muito úteis quando usadas corretamente.
Mas elas não devem ser usadas sem indicação médica e nem podem ser usadas por qualquer pessoa.
Neste artigo, você vai entender por que e quando usá-las, além de compreender como elas funcionam e quais os risco do seu uso incorreto.
Como as meias de compressão para varizes melhoram a saúde vascular
As meias de compressão, quando são indicadas pelo médico angiologista, podem auxiliar no retorno venoso, no caso a circulação do sangue dos pés de volta ao coração.
Existem níveis diferentes de compressão e, de acordo com a necessidade de cada paciente, elas são indicadas para diminuir as dores, inchaço e sensação de pernas cansadas, que podem surgir ao longo do dia, aumentando progressivamente até que o paciente possa elevar as pernas para descansar.
Além dos níveis de compressão, existem os modelos diferentes dessas meias e para cada caso indicado pelo médico, ele deverá indicar também qual modelo deverá ser utilizado pelo paciente com a finalidade de obter melhores resultados a partir da compressão das pernas.
O reforço que elas oferecem ao comprimir as pernas, impulsiona o sangue a circular em um ritmo mais parecido com o ideal, podendo evitar o agravamento de alguns quadros, quando utilizadas a tempo.
Para impulsionar a subida do sangue ao coração, evitando que ele fique represado nos pés, a pressão é mais forte na altura dos tornozelos e gradativamente menor das panturrilhas até as coxas.
Indicações
As meias de compressão para varizes costumam ser indicadas pelo médico angiologista em alguns casos, como, por exemplo:
- Para as pessoas que passam muitas horas do dia em pé ou sentadas, geralmente em função da profissão (vendedores, cabeleireiras, secretárias etc.);
- Gestantes, que em função das alterações de peso e hormonais, podem sofrer com varizes durante a gestação;
- Após cirurgias feitas nas pernas, como a cirurgia convencional de varizes, por exemplo. As meias ajudam na recuperação do paciente, proporcionando maior conforto no pós operatório;
- Após procedimentos feitos para tratamento de varizes como a espuma ou o Clacs;
- Após procedimentos cirúrgicos como a cirurgia bariátrica ou cirurgia plástica para a prevenção de trombose;
- Quando há muita queixa de dor e inchaço, além da sensação de pernas pesadas;
- Pacientes com histórico de trombose ou síndrome pós trombótica;
- Ocasionalmente, em viagens muito longas, a fim de prevenir uma trombose venosa profunda e aliviar o inchaço que pode surgir, também pode haver indicação das meias de compressão para varizes.
Como falamos, o médico responsável por avaliar o caso e indicar ou não o uso de meias de compressão para varizes é o angiologista.
Ele deve possuir especialização reconhecida pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, além de possuir número de registro profissional ativo junto ao Conselho Regional de Medicina e Conselho Federal de Medicina.
Contraindicações
Em alguns casos, para determinados pacientes, as meias de compressão não são indicadas porque podem causar outros problemas ou agravar problemas já existentes.
Entre as contraindicações, podemos citar, por exemplo:
- Pacientes com alguma insuficiência cardíaca não controlada;
- Casos de infecção na pele, quando esta está na mesma região que a meia cobrirá;
- Pessoas que apresentam quadro de isquemia das pernas;
- Flebite séptica;
- Inchaço causado por problemas no rim ou fígado;
- Dermatite úmida;
- Neuropatia periférica avançada;
- Alérgicos ao material das meias de compressão para varizes.
Em todo caso, o paciente deve sempre consultar o médico responsável pelo seu tratamento vascular antes de comprar ou deixar de utilizar as meias de compressão para varizes.
Somente o médico poderá indicar um ou outro modelo ou, nos casos contraindicados, proibir seu uso, explicando os motivos da proibição, bem como as consequência de um uso inadequado das meias.
Modelos existentes de meias de compressão para varizes
Como falamos anteriormente, existem diferentes níveis de compressão e modelos de meias.
Veja, logo a seguir, quais são esses modelos existentes:
- Meias 3/4, que cobrem dos pés às panturrilhas;
- Meias 7/8, cobrindo até o meio da coxa;
- Meia-calça, que chega até a região abdominal;
- Meias esportivas, que cobrem as panturrilhas;
- Meias esportivas 3/4, que cobrem dos pés às panturrilhas.
Quanto aos níveis de compressão, eles são:
- Suave compressão, para as pessoas que já estão em dos grupos de risco para o surgimento de varizes, em função da profissão, peso, histórico familiar, entre outros fatores, e apresentam cansaço nas pernas;
- Média compressão, para pacientes que já apresentam dores e inchaço ou, também, para o período pré-operatório e pós operatório. Além disso, também pode ser usada de maneira preventiva em alguns casos;
- Alta compressão, principalmente para pacientes que apresentam muito inchaço nas pernas.
Além de todos os níveis de compressão e modelos, elas ainda podem ser encontradas em diversas cores, para facilitar o uso com determinadas roupas.
Como usar corretamente as meias de compressão para varizes
Ao indicar o uso das meias, seu médico deverá dar as orientações quanto ao momento de vesti-las e tirá-las.
Você deve seguir corretamente as instruções dele, mas de maneira geral, você deverá vestir as meias de pouco a pouco, fazendo os ajustes ao corpo, para que fiquem mais confortáveis, sem “embolar” ou ficar torta em alguns pontos das pernas.
Raramente existe recomendação para que o paciente durma com as meias, então, o mais comum é usar o dia todo e tirar antes de tomar banho e antes de dormir.
Em relação à hora de dormir, geralmente é recomendado retirar as meias de compressão porque o retorno do sangue das pernas para o coração já é facilitado pela própria posição em que ficamos quando estamos deitados.
De quanto em quanto tempo as meias de compressão para varizes devem ser trocadas?
As meias de compressão para varizes, por serem usadas diariamente, sofrem desgaste com o tempo. Devido ao desgaste diário, elas podem manter a compressão ideal por um prazo estimado de quatro a seis meses, dependendo do que informa o fabricante.
Por questões de higiene, para que seja possível lavar as meias sempre que necessário, é interessante que o paciente compre mais de um par de meias.
Além disso, alternando o uso entre dois ou mais pares de meias, o desgaste ocorrerá de forma mais lenta e elas podem durar mais tempo antes de ser necessário comprar outros pares.
Não empreste suas meias
Como roupas íntimas, as meias de compressão para varizes são de uso pessoal e não devem ser emprestadas, mesmo que entre moradores da mesma casa, casais, irmãos ou pais e filhos.
Isso porque, por serem de uso específico para cada caso, com indicação médica, cada paciente deve utilizar a sua meia, que foi comprada para o tamanho correto das suas pernas, com o tipo de compressão adequado ao problema que se pretende tratar.
Utilizar meias de outras pessoas, além de estragar as meias, caso as pernas sejam de circunferências muito diferentes, pode comprimir as pernas além do indicado, prejudicando a circulação sanguínea ou, se usadas por longos períodos, pode não trazer nenhum benefício se a compressão for abaixo da necessária.
Por isso, mesmo que toda a família tenha problemas com varizes, é necessário que cada pessoa possua os seus próprios pares de meias e que haja cuidado para que elas não sejam trocadas por engano.
Quais atividades podem ser feitas durante o uso das meias
As meias de compressão para varizes são indicadas para o uso cotidiano, durante as atividades normais do dia a dia, no trabalho, lazer ou em casa.
Então, se você tem o hábito de praticar exercícios, desde uma simples caminhada até exercícios funcionais, também pode fazê-los utilizando as suas meias.
Inclusive, para a prática esportiva, os modelos específicos podem ser uma grande ajuda, já que protegem a pele do atrito causado por movimentos bruscos e contínuos, durante uma corrida, por exemplo, e auxiliam os músculos em sua regeneração após o desgaste causado pelo esforço das pernas.
Enfim, para saber qual a meia de compressão para varizes mais indicada para você, mesmo que de forma preventiva, antes do aparecimento das varizes, converse com o seu angiologista para que ele possa avaliar seu caso e fazer a melhor indicação com base na sua saúde vascular e nas atividades que você pratica diariamente.